![]() |
Foto:Jota Santos |
A construção continua em ritmo acelerado observando os critérios e prazos estipulados pela CEF. Pelo convênio, a verba é liberada em parcelas; a cada 40 casas construídas, a instituição financeira procede a fiscalização e só depois delibera pela a liberação da parcela seguinte. As pessoas contempladas foram escolhidas com base no cadastro de dados das famílias em estado de vulnerabilidade social. A partir dele, as assistentes sociais da secretaria traçam um perfil de necessidades emergentes e concluem pela indicação. Paralelo aos trâmites burocráticos, a Secretaria desenvolve um trabalho educativo de convivência, uma vez que o objetivo não é apenas dar a moradia, mas também sociabilizar os moradores.
Para isso, são realizadas reuniões escalonadas com os mesmos, onde assuntos de interesse coletivo são apresentados por profissionais de saúde, nutrição, social e educação. Ao todo, são seis encontros, dos quais, cinco já foram ministrados. Esta semana a enfermeira Fabrícia Souto Baleeiro comandou a penúltima palestra onde dissertou sobre higiene. Ela falou para um auditório lotado e atento às explicações de como se proceder para manter a saúde em dia através da boa higiene, normas imprescindíveis para uma boa convivência. A enfermeira pautou sua fala na Constituição Federal, que diz ser “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.
Informações:Macaraninoticias
“No âmbito da higiene se enquadram os sistemas de regras e práticas que visam a preservação das funções do organismo e a prevenção de doenças. Conjunto de práticas que asseguram a limpeza nos ambientes públicos e nos locais de trabalho, como limpeza e asseio”. Assinalou Fabrícia.
A Secretária Municipal de Ação Social e primeira-dama, Dagélia Macêdo, classificou como positiva a reunião, haja vista o interesse das famílias presentes pelos temas apresentados. “O nosso interesse é macro. A casa já foi conquistada, agora nos cabe ensinar aos contemplados práticas de boas maneiras e convívio social, como forma de assegurar a eles harmonia, amizade e satisfação pela moradia”. Disse a secretária.
O prefeito Carlinhos também participou do encontro e se emocionou com a alegria das pessoas que aguardam ansiosamente pelo dia em que, enfim, receberão as chaves da sua casa nova. “São pessoas carentes que merecem todo o nosso esforço para que possam viver com mais dignidade. Essas pessoas foram alijadas dos poucos programas sociais da última administração. Assim que assumimos a prefeitura, ampliamos o leque de benefícios e focamos o trabalho da administração na construção de casas populares para centenas de pessoas que moravam em área de risco, pagavam aluguel, ou simplesmente, não tinham onde morar”. Afirmou o prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário